Translate

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

 
 
A presidente Dilma Rousseft lançou o programa que prevê a informatização das escolas rurais.
 

O Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo). Tem como alvo a instalação dos laboratórios de informática em 20 mil escolas rurais em todo o país até 2014. Garantir acesso à internet a 10 mil instituições educacionais no campo. tenham acesso à internet.

O programa dará o suporte técnico e finaceiro aos estados e municípios que investirem em escolas rurais e quilombolas.

A presidente enfatizou a importância de investir na qualidade do professor.“[Temos que ter a] garantia de que o professor, na situação de um professor de uma escola multiseriada ou não, tem de ter uma qualidade de formação similar ao professor da zona urbana. Isso é estratégico para nosso país. É assim que asseguramos educação de qualidade”. 

"Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o país vem sofrendo com o “fechamento acelerado de escolas rurais”. Somente nos últimos 5 anos, 13.691 unidades foram fechadas." 

“Às vezes o problema é evasão, devido à urbanização da cidade, mas muitas vezes é para minimizar custos, o que acaba penalizando jovens, que têm que percorrer caminhos mais longos para chegar a escola”, justificou o ministro."Durante discurso de lançamento do programa, o ministro mostrou números que expõem a fragilidade da educação no campo: 90% das escolas não têm acesso à internet; 15% não tem energia elétrica; 10% não têm água potável e 14% não têm esgoto sanitário."

Investimento:
O governo pretende investir R$ 5,4 bilhões até 2014 no programa, sendo R$ 1,8 bilhão por ano, segundo informou o ministro da Educação. O Pronacampo será enviado ao Congresso Nacional por meio de Medida Provisória (MP), mas já entra em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial.

Com o novo programa, garantiu Mercadante, as escolas passarão a receber repasses diretos, que serão fiscalizados pelo Conselho de Pais, Alunos e Professores “eliminando toda a burocracia que nós temos para implementar um programa desse alcance”, disse.

Além da MP, o governo enviará ao Congresso um projeto de lei que visa coibir o fechamento de escolas rurais. Segundo Mercadante, caso seja aprovado o texto que altera a Lei de Diretrizes e Bases – vai tirar a autonomia dos prefeitos de fechar escolas, o que poderá ser feito somente sob aprovação do Conselho Municipal de Educação.

Fonte:http://www.sistemageodeensino.com.br/noticias-educionais/719-dilma-lanca-programa-para-informatizar-escolas-no-campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário